Sobre nós

Histórico

O Lar São Vicente de Paulo, assim denominado em 1922, surgiu pelo ideal e entusiasmo dos vicentinos, tendo à frente como fundador o dentista Dr. João Pires de Vieira Vaz.  Seu primeiro diretor foi o Sr. Nelson de Noronha Gustavo. Nessa época sensibilizados pela dor e sofrimento de pessoas carentes, escoria da sociedade, mas inspirados por Deus realizavam um trabalho de acolhimento fraternal.

       Em 1924 com a chegada das Irmãs Missionárias e Zeladoras do Sagrado Coração de Jesus, hoje atualmente conhecidas como Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, dava-se início à missão de um trabalho de amor, conforto e amparo aos moradores do lar: idosos deficientes físicos e mentais.  Sem recursos financeiros, sem estrutura física e pouquíssimo equipamento de trabalho, desempenhavam as funções sempre acreditando no melhor.

       Ao decorrer dos anos com a sensibilização da sociedade sanjoanense e o empenho das diretorias o lar foi se estruturando, aperfeiçoando e adequando seu trabalho de acolhimento aos moradores.

       No ano de 1973 Sra. Noemia Jahnel Redher, sugere para mudar a denominação de “ASILO” a outro nome que não seja tão chocante, mas acolhedor.  Depois de muitos estudos no ano de 2005 a ideia foi aceita. Passando então a denominação da instituição para LAR SÃO VICENTE DE PAULO.

       Com sua nova denominação e embasado nas Políticas Públicas de acolhimento para idoso, respeitando, sobretudo o Estatuto do Idoso, sua missão é a de acolher pessoas idosas igual ou acima de 60(sessenta) anos de ambos os sexos que se encontram em condições subumanas de moradia ou de sobrevivência, que não podem ou não se adaptam ao contexto familiar que pertencem, sem renda financeira ou renda insuficiente para sobrevivência.

O Lar São Vicente de Paulo tem capacidade para atendimento de 70 moradores, podemos assim dizer que é a Instituição modelo para acolhimento de idosos em nossa região.

Análise Institucional acontece através de reunião com a direção do Lar São Vicente de Paulo, conhecimento do espaço físico, conhecimento do público alvo e estudo dos princípios constitucionais que regulamentam a Política Nacional de Direitos do Idoso, a Política Nacional de Assistência Social e o Estatuto do Idoso. Além de documentos Institucionais como estatuto da Instituição, regimento interno, contrato de prestação de serviços. Articulações com a rede socioassistencial contatos com Instituições que atendem idosos, parceiros e outros. Reunião com cada membro de equipe mensalmente e reunião geral sempre que necessário com o intuito de proporcionar o processo de envelhecimento de forma equilibrada e saudável. A reunião familiar será administrada semestral com o propósito de manter o vínculo familiar, se houver necessidade de chamar o familiar ou responsável às técnicas ou as Irmãs dessa Instituição entrará em contato. Também reuniremos de primeiro momento todos os voluntários para explicar sobre a Instituição e seu funcionamento, será a cada seis meses. O Setor da Enfermagem realiza as atividades diárias nos cuidados básicos de saúde também acompanha todos os idosos a consulta médica, e demais necessidades com a saúde. O Setor Serviço Social atende o idoso individual sempre que for necessário também realiza atividades em grupos semanalmente abordando vários assuntos de sua curiosidade. A Nutricionista realiza treinamento com as profissionais da cozinha e auxiliares a cada bimestre e mensalmente avaliação nutricional e mini avaliação para acompanhamento do estado nutricional dos moradores.

Diante de todo equipamento dos recursos humanos que temos, podemos também contar com a parceria do grupo de associados contribuintes, grupo de trabalhos voluntários em várias especialidades e também dos serviços prestados pelos profissionais e alunos das universidades do nosso município: UNIFEOB COM FISIOTERAPIA sob a supervisão da Especialista Cecilia Costa Carosa.

Também contamos com a parceria da UNIFAE no qual curso de Geriatria é supervisionado pelo Prof.º Responsável, Dr. Roberto Magalhaes Betito – Geriatra e clínico. Os estagiários do curso de geriatria juntamente com o Professor responsável prestam atendimentos médicos semanal, no período de 4(quatro) horas por semana, às quintas-feiras, das 13h às 17h, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos.

O Lar São Vicente de Paulo, tem um Salão de Beleza com a colaboração de pessoas voluntárias que fazem as unhas, cortam o cabelo das moradoras e dos moradores e fazem a barba dos homens.

Temos equipes de pessoas voluntárias que trazem lanches para os idosos e que disponibilizam de seu tempo trazendo alegria aos nossos moradores. Toda última quinta-feira do mês, celebra-se a festa dos aniversariantes.

Temos ainda de terça – feiras e sexta-feira às 15h 30 a Missa para os moradores e colaboradores que se sentem em participar e aos domingos a Missa às 6h30. A mesma tem o intuito de oportunizar um momento de encontro pessoal com o bom Deus.

Consideramos hoje o Lar São Vicente de Paulo, um prestador de serviço diferenciado e a receita para tanto sucesso confirmamos que está no conjunto da OBRA, ou seja, somos eternamente parceiros. DIRETORES, COLABORADORES, IRMÃS, OS IDOSOS MORADORES E POPULAÇÃO SANJOANENSE.

  1. ÁREA DE ATUAÇÃO DA OSC

Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade – Acolhimento Institucional para idosos igual a 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependências.

1.8 OBJETIVO GERAL

Amparar e proteger pessoas idosas, assegurando seu bem-estar, defendendo sua dignidade e o resgate de identidade, assim como dispõe o Art. 3º do Estatuto do Idoso.

1.8.1 OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Promover acesso à rede socioassistencial aos demais órgãos do Sistema de garantia de direitos e demais Políticas Públicas Setoriais;
  • Proporcionar o convívio comunitário onde a comunidade desenvolve atividades dentro da Instituição;
  • Constituir grupos de voluntários com o intuito de realizar as atividades ocupacionais e jogos visando uma mudança de hábito;
  • Desenvolver reuniões familiares para o conhecimento sobre a realidade da pessoa idosa e manter o vínculo familiar; 
  • Promover os cuidados básicos de enfermagem garantindo melhor qualidade de vida;
  • Preparar alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes visando à melhora no estado nutricional do idoso, a Instituição oferece cinco refeições sendo café da manhã, almoço, café da tarde, janta e ceia;
  • Manter parceria com as Instituições e escolas, com o intuito de proporcionar oportunidades aos jovens e demais pessoas para obter outra ótica sobre a pessoa idosa;
  • Promover passeios externos como atividades culturais e recreativas que possam valorizar suas vidas;
  • Resgatar os valores de autoestima dos idosos como comemorar o aniversariante do mês; o dia do idoso e colaboradores.
  1. 2 PÚBLICO ALVO:

Pessoa Idosa Acolhidas no Serviço de Acolhimento Institucional de ambos o sexo

  1.  META DE ATENDIMENTO DA OSC

70 (setenta) pessoas idosas acolhidas

1.10   RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS

Contamos atualmente com 40 profissionais, que realiza seus trabalhos nas mais diversas áreas. Todos os custos com o quadro dos colaboradores são integralmente suportados pela Instituição. 

1.10.1TERRITÓRIO DE ABRANGENCIA:

Municipal – São João da Boa Vista – SP

1.12 FILOSOFIA

Respeito e valorização do ser Humano.

1.12.2 MISSÃO

Oferecer um espaço no qual o idoso se sinta acolhido como se fosse uma extensão de sua própria casa.

1.12.3 VISÃO

Ser uma Instituição de Acolhimento para idosos de excelência e credibilidade dos serviços oferecidos em geriatria, reconhecida nos locais onde atua.

1.12.4 VALORES

  • Valorização e respeito à pessoa idosa
  • Promover a interação de toda a equipe junto com os moradores e seus familiares uma relação de amor e cumplicidade.
  • Oferecer um envelhecimento digno
  • Garante à comunidade Lar São Vicente de Paulo, a vivência da fé, da justiça, do respeito, do perdão, da fraternidade, da esperança, da sensibilidade e do amor a Deus e ao próximo.